quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Porque Avaliar...Humanum Est...

Todas as decisões que tomamos na nossa vida seja vida social, profissional, biológica, está assente em processos de avaliação, mais ou menos extensos, mais ou menos complexos, mais ou menos conscientes. Assim, a avaliação acompanha-nos desde os princípios da nossa existência enquanto pessoas humanas até ao ao dia Juízo final lá em cima.

Nunca tanto como nos dias de hoje se falou e deu tanta importância à avaliação, e tudo se avalia porque, à partida, tudo é avaliável. As complexidades e as complementaridades que, de forma crescente, têm vindo a caracterizar a evolução das sociedades e das suas políticas públicas, associadas a exigências mais elevadas dos cidadãos, agentes económicos e sociais e respectivas organizações sobre a respectiva racionalidade (face às escolhas possíveis de utilização de recursos escassos) e eficácia (relativizada pelas formas adoptadas, finalidades prosseguidas e modos de assegurar a sua concretização), contribuem decisivamente para integrar a avaliação como uma das componentes essenciais da formulação e execução das políticas públicas.

Neste quadro, quer como cidadão, e sobretudo quer como profissional ligado ao planeamento e execução de avaliações de projectos, tenho interesse nessas temáticas, particularmente nos modos como ela é planeada, conduzida e concluída.

Porque Avaliar Humanum Est, este blog quer ser um espaço de reflexão e partilha de ideias sobre a avaliação, mas sobretudo contribuir para o exercício de uma cidadania activa e responsável, na procura de construir uma sociedade mais plural, mais justa, mais solidária.

Sem comentários: